domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher,uma homenagem a elas!

                                 Dia Internacional da Mulher
                                   Pintura de José Luiz Benício da Fonseca

Matéria completa em:http://increditavel.blogspot.com.br/

      Hoje é o dia delas,das mulher,dia de aproveitar e curtir com elas,não importa como nem com o que o importante é aproveitar e aqui vai a homenagem para elas no Dia Internacional da Mulher e como não posso falar de todas aqui vai para ela,uma mulher que mudou o Brasil,a única,sim é ela a...Dilma Do Chefe,não meus amigos não é ela,mas sim ela Carmen Miranda,a mulher das frutas na cabeça,sim ela mesma aqui vamos falar um pouco sobre ela e sobre sua vida e mais do que isso,curiosidades sobre ela,vamos a biografia de Carmen:
                  A atriz na verdade diferente do que muitos pensam não nasceu no Brasil mas,sim em Portugal nascida mais claramente em Marco de Canaveses no dia 9 de fevereiro de 1909,foi muito além das expectativas  e podemos dizer até que o sucesso.
                Carmen Miranda?Não.Seu nome real era Maria do Carmo Miranda da Cunha,por causa de sua madrinha que chamava-se  Maria do Carmo Pinto Monteiro,bem vamos contar primeiro como ela chegou no Brasil.

                Depois do nascimento de Maria do Carmo Miranda da Cunha(Carmen Miranda),seu pai que chamava-se José Maria veio para o Brasil mais especificamente no estado do Rio de Janeiro,no ano de 1910 a mãe de Carmen veio para o Brasil com ela e sua irmã,ela veio para o Brasil com menos de um ano (e depois disso ela nunca mais voltou para Marco de Canaveses).
               No Rio de Janeiro,seu pai que já era barbeiro em Portugal,abriu um salão de barbeiro na rua da Misericórdia,número 70,em união a um cidadão,Carmen e sua família moraram então numa casa que ficava em cima da barbearia.
                Carmen Miranda cresceu...e estudou na escola de freiras Santa Teresa na Lapa.Ela após isso então começou a trabalhar com seus 14 anos(um pouco nova)ela era balconista de uma loja de gravatas e em uma chapelaria,alguns dizem até mesmo que ela foi despedida por passar seu tempo cantando(provavelmente se arrependeram no futuro),o biografo da atriz Ruy Castro diz que ela cantava por pedido da sua irmã que era para atrair mais clientes.Após isso sua família saiu da Lapa e foi para um sobrado na Travessa do Comércio.
               Sua irmão com Tuberculose voltou para Portugal,onde morreu no ano de 1931.
Para aumentar a renda de sua família a mãe de Carmen administrava uma pensão doméstica que dava alimento para os empregados do comércio.

               Carmen então tentando uma carreira artística,estampou a revista Selecta na sessão de cinema do jornalista Pedro Lima.Apresentada ao compositor Josué de Barros que encantou-se com o talento da jovem Carmen,afinal depois desse encontro a chamou para editoras de coisas que Carmen sonhava como o teatro,ela gravou no mesmo ano ela gravou na editora alemã Brunswick seus primeiros discos entre eles o samba Não vá Sim'bora...
               Bem no aniversário de Carmen Miranda eu faço um post completo sobre ela mas agora um resumo sobre seu sucesso:
(Disco De Vinil "Carmen canta sambas")

               Ela atingiu seu objetivo e para a surpresa de muitos ela não era só cantora,mas também de atriz de filmes que se tornaram famosos ela conseguiu sua fama com cerca de 20 anos mas,seu grande sucesso só veio no ano de 1930,ao gravar a marchinha "Pra você gostar de mim" ("Taí") composta por Joubert de Carvalho.Neste período do final da década de 1930 Carmen Miranda estourou no Brasil e em 30 de Outubro do ano de 1933,teve sua primeira turnê internacional em Buenos Aires,Carmen voltando mais oito vezes para a Argentina entre 1933 e 1938.Fazendo grande sucesso por onde passava foi levada para os Estados Unidos,por um empresário do Norte da América,Carmen sempre fazendo sucesso por se referir ao Brasil,a sua cultura e as suas raízes,seu clássico eram suas roupas coloridas e alegres com frutas,flores,tudo que você possa imaginar.Carmem então logo logo foi parar em Hollywood e fez vários filmes no cinema como Uma noite no Rio,Down Argentine Way,Copacabana.
             

Ela morreu em 5 de agosto de 1955 em Beverly Hills,Califórnia Estados Unidos de Infarto agudo do miocárdio ela foi sepultada no Rio de Janeiro,ela foi mais alto do que qualquer outro brasileiro já foi (ou luso-brasileira,bem ela considerava-se brasileira),ela foi a única brasileira a ter seu nome na calçada da fama.

                   Carmen Miranda teve músicas que fizeram extremo sucesso como:Mamãe eu quero,O que é que a Baiana tem,Tico-Tico no Fubá...
                Além disso Carmen Miranda já foi homenageada por muitas coisas entre desenhos animadas,gibis,documentários...
Alguns desenhos como:

"Tom e Jerry"

                      












Patolino no desenho animado Yankee Doodle Daffy 



"Gibi da "Magali"                                                                                                                  
Além disso foi homenageado até por "Walt Disney"                                                                           
Gibi "Zé Carioca"                                                                                              
Entre milhares de outros homenagearam Carmen Miranda um eles é a câmara municipal de Marco de Canaveses  que deu seu nome ao Museu principal








Quadro "Carmem Miranda"(pelo que eu pesquisei é Carmem com "m") por Romero Britto


Parabéns,não para somente Carmen Miranda,mas a todas mulheres,pois hoje é seu dia hoje é o Dia Internacional da Mulher parabéns mulheres,vocês merecem.









Um comentário:

  1. Parabens pelo artigo, um belo registro para esta que foi uma das maiores artistas que o Brasil ja tevr abrindo horizontes com seu charme, alegria e alto astral.
    Muito obrigado.
    antonio.nyc@hotmail.com

    ResponderExcluir